Antecipe quando, onde, e quantos recursos de TI são necessários para atender as necessidades do Negócio implementando Capacity Planning com a PrimeUP

Capacity Planning

Capacity Planning (ou Planejamento de Capacidade) significa determinar o hardware necessário para que os sistemas e aplicações funcionem bem sob sua carga de trabalho esperada, o que é um desafio, porque envolve muitas variáveis, algumas das quais são difíceis ou impossíveis de medir. Sua implementação envolve medir as variáveis conhecidas e desenvolver uma estimativa educada de requisitos de recursos com base nessas medições e também considerar variáveis desconhecidas e avaliar o seu impacto sobre as estimativas derivadas das variáveis conhecidas.

A PrimeUp implementa dentro da cultura DevOps e Continuous Planning um processo de Capacity Planning que possibilite responder às demandas do negócio e atender níveis de serviços, minimizando custos e mitigando riscos. Planejando e executando ações para suportar o crescimento do negócio em tempo hábil, minimizando investimentos e ações emergenciais.

Componentes dos Serviços de Capacity Planning da PrimeUp

Garantir desempenho e disponibilidade das aplicações é essencial para a continuidade e sucesso dos negócios. Para isso, é preciso ser capaz de mensurar o que acontece em sua rede, de forma que se possa detectar e gerenciar problemas, otimizando seus investimentos em TI.
O serviço de monitoração de ambiente da PrimeUp é um instrumento poderoso para gestão da operação de TI, provendo estatísticas precisas sobre a performance de sua rede. Através dele é possível detectar aplicações executadas precariamente ou possíveis pontos de gargalo na rede, assim como padrões de tráfego que sinalizem eventuais problemas. Compreendendo com maior propriedade o comportamento de seu ambiente de TI, é possível planejar de forma mais eficiente e identificar mais claramente áreas específicas para melhoria do desempenho.

A PrimeUp possui os instrumentos e a expertise para lhe ajudar a diagnosticar, isolar e resolver problemas envolvendo a performance de suas aplicações.
Nossa equipe atua na identificação de gargalos e no que os está ocasionando, investigando e diagnosticando problemas de performance com rapidez e eficiência. Provemos recomendações e sugestões de melhorias a fim de que se tenha um melhor aproveitamento de sua infraestrutura e consequentemente, um maior retorno sobre seus investimentos em TI.

Os objetivos de performance de empresas do Mercado de Capitais tendem a ser mais rigorosos que em outros segmentos. Serviços tradicionais de monitoração de ambiente realizam medições em intervalos de segundos ou minutos. Por outro lado, plataformas de trading, com aplicações altamente distribuídas que dependem de uma rápida comunicação entre seus vários componentes de interação, requerem latência de milissegundos ou até menos. Pequenos atrasos na execução de um negócio podem representar não apenas a perda de oportunidades e retorno financeiro, mas impactar diretamente a reputação da empresa.
A PrimeUp oferece um serviço de monitoração de rede focado para o Mercado de Capitais, provendo visibilidade sobre a performance em escalas de tempo que vão de milissegundos a microssegundos. Dessa forma ajuda empresas desse segmento a minimizar os riscos operacionais e garantir a qualidade no nível de serviço.

A decisão sobre o tamanho certo da infraestrutura de TI para suportar seus negócios é um fator crítico para o sucesso de sua empresa. Uma infraestrutura com pequena capacidade pode trazer baixa produtividade e aumentar o tempo de resposta de aplicações que afetam diretamente os negócios. Por outro lado, uma infraestrutura com capacidade superestimada pode aumentar de forma desnecessária a complexidade da operação, com desperdício de tempo e dinheiro.
Seja na realização de upgrade de hardware, na consolidação de servidores ou na compra de novo hardware é fundamental que se tenha dados objetivos para determinar o tamanho adequado da capacidade e a correta configuração de hardware e software que traga mais benefícios.
Através de seus serviços de Sizing, a PrimeUp provê dados objetivos para que você possa tomar decisões acertadas e com maior rapidez.

A PrimeUp provê diferentes cenários, baseados em modelos estatísticos e de forecasting, para que você possa avaliar o impacto gerado em sua infraestrutura a partir de mudanças em variáveis como número de usuários, intensidade de transações, reconfiguração de hardware, consolidação de aplicações, entre outros. Esses cenários são traçados a partir de dados da própria operação e de simulações para avaliação de desempenho.
Tendo maior previsibilidade em relação a seu ambiente é possível preparar-se adequadamente para os desafios futuros e responder com maior agilidade às demandas do negócio.

Mensure o que acontece em sua rede, de forma que se possa detectar e gerenciar problemas, otimizando seus investimentos em TI.

Detecte aplicações executadas precariamente ou possíveis pontos de gargalo na rede, assim como padrões de tráfego que sinalizem eventuais problemas.

Compreenda com maior propriedade o comportamento de seu ambiente de TI, é possível planejar de forma mais eficiente e identificar mais claramente áreas específicas para melhoria do desempenho.

Monitore seu ambiente e obtenha estatísticas precisas sobre a performance de sua rede.

Implemente a cultura DevOps de Continuous Planning e Capacity Planning para obter uma visão mais acurada das suas necessidades de infraestrutura, reduzindo seus custos de CAPEX e OPEX com um ambiente mais otimizado.

Otimize seus investimentos em TI com os Serviços da PrimeUp.

TOP