Implante a cultura DevOps e agilize a entrega de software

DevOps

DevOps começou como uma cultura e um conjunto de práticas para apoiar a colaboração e a comunicação entre as áreas de desenvolvimento, Quality Assurance e operações e também para aplicar automação para as fases fundamentais do processo de entrega de software.

Foi popularizado por novas empresas que desenvolviam modelos de negócios e aplicações nativas na nuvem. Mais recentemente, grandes empresas têm reconhecido a necessidade de entregar inovação com maior agilidade para permanecer relevante e ao mesmo tempo melhorar as métricas operacionais, elevar a qualidade das aplicações e diminuir custos.

A entrega rápida da TI é fundamental e se dá por processos ágeis, com times de desenvolvimento e operações entrosados. A cultura DevOps sistematiza e organiza fluxos de trabalho contínuo na criação e operacionalização de um software e suas futuras atualizações.

6 Fases

Baseado na experiência de milhares de clientes, a IBM identificou 6 fases no ciclo de vida de DevOps, construídas em torno de uma cultura compartilhada de valores e princípios:

  • Think: Conceituação, refinamento e priorização de recursos. É nessa fase que se faz planejamento de negócios e o planejamento deve ser contínuo.
  • Code: Codificação e testes, com desenvolvimento colaborativo e aqui entra o ALM. O teste deve ser contínuo.
  • Deliver: Automação de toda a esteira de deploy e isso deve ser contínuo.
  • Run: Que recursos são necessários para rodar as aplicações? Cloud ou On-premises?
  • Manage: Monitoração contínua.
  • Learn: Aprendizagem contínua baseada nos feedbacks de clientes.

DevOps? Somos especialistas.

TOP