Sistemas Embarcados

Engenharia de Sistemas

Um Sistema Embarcado é um sistema micro processado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla[1]. Computadores e notebooks pessoais por exemplo possuem um propósito geral, enquanto que um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos (ex: sistemas embarcados em automóveis, máquinas fotográficas, eletrodomésticos etc.).

Atualmente quase todos os equipamentos eletrônicos disponibilizados no mercado utilizam softwares embarcados - agregando mais funções e benefícios à indústria, ao equipamento e ao usuário final. A demanda por este tipo de implantação abrange diferentes indústrias como telecomunicações, eletrônica de consumo, automação industrial e automotivo, além de sistemas médicos, aeroespaciais entre outros.

A PrimeUp implementa Sistemas embarcados utilizando melhores práticas de desenvolvimento, para assegurar que os requisitos funcionais e não funcionais do projeto sejam atendidos:

  • Definindo uma Arquitetura de Software em camadas para obter modularidade, coesão e encapsulamento.
  • Garantindo processos consistentes de Gestão de Configuração, Gestão de Requisitos, Gestão de Projetos e Gestão de Mudanças.
  • Entendendo os atributos de qualidade, requisitos não-funcionais, requisitos não-comportamentais que o sistema deverá suportar. Ex: usabilidade, desempenho, mutabilidade, segurança, testabilidade, etc.

E mais:

Utilize abordagens de desenvolvimento apropriadas para soluções de hardware e firmware e obtenha maior produtividade da equipe.

Obtenha artefatos de qualidade e menor retrabalho com a definição, verificação e controle de escopo.

Alcance os objetivos do projeto com a utilização de uma Gestão de Projetos e Gerência de riscos eficaz.

Sistemas Embarcados? Fale com os especialistas da PrimeUp.

TOP