
Sabemos que as tentativas de fraudes online têm aumentado drasticamente. Só no Brasil, há uma tentativa a cada 16 segundos. Portanto, é preciso garantir aplicações web e mobile cada vez mais seguras.
Outra preocupação constante são os desenvolvimentos baseados em Open Source. Claro, eles facilitam a vida, são eficientes e têm ótimo custo x benefício. Porém, boa parte deles não têm a segurança adequada.
Riscos estão por toda parte. Para prevenir, é fundamental integrar a segurança ao processo de desenvolvimento, mas o time de desenvolvimento entende que isso significa criar mais etapas e ninguém quer que isso se traduza em atrasos no cronograma.
Sem Atrasos
Desenvolvedores conhecem bem essa realidade: quando o assunto é a criação ou atualização de softwares e sistemas, os prazos de entrega têm sido cada vez menores. Há um enorme esforço para que os trabalhos fluam com consistência e qualidade, mas não é fácil. Por isso, toda ajuda é bem-vinda. Nesse contexto, ganhou corpo a cultura DevOps e, com o impacto agora, vai se popularizando a DevSecOps – que tem por objetivo automatizar atividades de core de segurança incorporando controles de segurança e processos no fluxo de trabalho DevOps, visando um melhor resultado final.
Integrar a segurança ao DevOps evita que vulnerabilidades sejam detectadas apenas ao final do processo, quando a correção de problemas pode ser mais demorada e trabalhosa. Para entregar DevSecOps, no entanto, é preciso implantar mudanças de mentalidade, de processos e até de tecnologias, o que nem sempre é simples. Pelo conceito DevSecOps, segurança passa a ser uma preocupação de todo o time, o tempo todo.
Soluções Líderes
A IBM manteve a posição “Líder” no Quadrante Mágico do Gartner de 2017 para teste de segurança de aplicativos. Entre as opções estão o AppScan e o IBM Open Source Analyzer, ambos repletos de recursos para a análise dos códigos e para rodar testes estáticos e dinâmicos.
Testes automáticos verificam, por exemplo, se os recursos de autenticação e logout funcionam como esperado ou se há vulnerabilidades em campos de formulários a serem preenchidos, que podem ser uma porta de entrada de códigos maliciosos. Dezenas de outros itens são verificados. Assim, você terá os recursos e as informações necessárias para lidar com as vulnerabilidades, antes que elas se transformem em problema.
Estudo de Caso
A PrimeUp tem experiência em Análise de Segurança de Aplicações e implementou Serviços de Consultoria em Segurança de Aplicações e Avaliações de Vulnerabilidades para um dos maiores players do segmento brasileiro de distribuição.
O Cliente já possuía uma infraestrutura segura, mas percebeu que as vulnerabilidades de suas aplicações poderiam levar a perdas financeiras e de imagem e contratou a PrimeUp para realizar 200 avaliações em Aplicações críticas desenvolvidas por fábricas de código terceirizadas.
Os Serviços incluíam a Avaliação de Vulnerabilidades assim como Consultoria para categorização e priorização das vulnerabilidades encontradas, treinamento dos fornecedores de fábrica de software, e o acompanhamento contínuo para verificação das reduções de problemas de segurança e recorrências.
O resultado do projeto foi tão significativo que o Cliente acrescentou os Serviços de Avaliação Dinâmica e de Apps Mobile, abrangendo grande parte do portfólio de Aplicações do Cliente.
Fique Tranquilo
Segurança, hoje em dia, tira o sono de muita gente. Porém, com boas práticas e ferramentas poderosas, você pode ficar mais tranquilo. Com os especialistas PrimeUp, certificados e experientes você garante que suas aplicações estejam protegidas contra ataques.